NO AR AGORA
Violada Sertaneja
E-mail
ouvinte@novalimafm.com.br
Whtasapp
(31)9 8634 0617
NOTÍCIAS

Moradores de Nova Lima e Raposos participam de teste de sirenes de barragens da Vale no próximo sábado

 

No início da noite desta terça (24) Itamar Espósito, morador de São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, conhecido como Macacos, passou pela MG-30, próximo ao trevo da cidade e registrou funcionários da Vale instalando placas informativas.

As placas avisam sobre um teste sonoro que será realizado na manhã deste sábado (28) e deve ser ouvido por moradores de bairros de Nova Lima e Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que moram próximo às barragens 5-MAC, 6, 7A e 7B, da Mina de Águas Claras. O procedimento deve ser feito a partir das 10h da manhã.

Os testes de sirenes fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é garantir o funcionamento correto do sistema sonoro das barragens.

A Vale estima que o som das sirenes poderá ser ouvido além da Zona de Autossalvamento (ZAS), no bairro Espírito Santo, em Raposos, e nos bairros de Nova Lima: Alvorada, Montanhês (Silicóticos), Vila Maria do Carmo, Cabeceiras, Retiro, Olaria, Quintas, Quintas II, Centro, Bom Jardim, Rosário, Boa Vista, Mingu, Bonfim, Cruzeiro, Galo, Matadouro, Vila Operária, Vila Passos, Vila Lacerda, Vila Padre Valeriano, Cristais, Cristais II, Vila Marise, Barra do Céu, Cariocas, Vale das Araras, Residencial Sul e Condomínio Village Royale. Mas a empresa afirma que essa é uma estimativa, ou seja, o som pode ser de maior ou menor alcance.