Notícias→Últimas Notícias→Vale tudo pelo rolê? Um em cada quatro brasileiros já fez dívida para ir a shows.
Vale tudo pelo rolê? Um em cada quatro brasileiros já fez dívida para ir a shows.
Pesquisa revela que 24% dos brasileiros se endividaram para ir a shows, enquanto 47% economizam para participar de eventos musicais.
Por Nova Lima FM
04 de Setembro de 2025 às 08:32
Segundo um levantamento feito pelo Serasa, 24% dos brasileiros já se endividaram para poder participar de shows, e 44% colocam o preço dos ingressos como o principal impedimento para estar em eventos do tipo. A distância aparece em segundo lugar (19%), seguida pela falta de tempo (17%).
Por outro lado, a pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra que 47% dos participantes guardam dinheiro com antecedência para garantir a sua presença em shows.
É o tipo de ocasião que costuma exigir preços bastante altos dos brasileiros. Não por acaso, 50% dos entrevistados afirmam gastar entre R$ 101 e R$ 300 reais em ingressos para shows, 20% gastam até R$100 e 31% gastam entre R$ 301 e R$ 500. Ingressos são só o começo da conta Mas as despesas relacionadas a shows vão muito além dos bilhetes. O estudo do Seara também mostra que os custos adicionais se dividem, especialmente, entre alimentação e bebidas (64%), camisetas, bonés e pôsteres (20%), pulseiras e lembranças (19%), itens e acessórios de moda (14%) e experiências VIP e outros tipos de upgrades (12%).
Isso sem falar das viagens. Entre aqueles que atravessam quilômetros e quilômetros para assistir aos seus artistas favoritos, 36% dizem gastar, em média, mais de R$ 1.000.
Planejamento financeiro "Os festivais de música são experiências únicas, mas também exigem planejamento financeiro. Organizar o orçamento, reservar recursos com antecedência e avaliar formas de pagamento são passos essenciais para aproveitar o evento sem transformar o prazer em dívida", diz Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.
Entre as tentativas de diluição dos gastos com eventos do tipo, 36% escolhem o parcelamento e 45% das compras são realizadas via cartão de crédito, em parcelas sem juros. O Pix aparece pouco atrás, com 38%.
Como um todo, a pesquisa reforça a diferença do planejamento financeiro para a presença em shows e revela que 22% dos brasileiros interpretam esses eventos como formas de gerar renda extra.
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Foto: Redes Sociais