Notícias→Cultura→Mostra de filmes em BH rememora 80 anos dos desastres de Hiroshima e Nagasaki no Japão
Imagem: Internet
Mostra de filmes em BH rememora 80 anos dos desastres de Hiroshima e Nagasaki no Japão
Em cartaz no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, rememora o desastre de Hiroshima e Nagasaki no Japão, em uma programação que permanece até 15 de outubro
Por Bhaz
07 de Outubro de 2025 às 09:25
Desde sua criação, o cinema exerce um papel social. Seja relacionado à formação de opinião pública, testemunho de grandes acontecimentos ou, simplesmente, lazer. Para não esquecer, a mostra ‘1945: 80 anos depois’, em cartaz no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, rememora o desastre de Hiroshima e Nagasaki no Japão, em uma programação que permanece até 15 de outubro.
Em agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atingidas por bombas atômicas, lançadas pelos Estados Unidos, em função da batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Estimativas indicam que cerca de 110 mil pessoas morreram.
Como intérpretes desse período sombrio da história japonesa, 17 filmes serão exibidos na mostra. As obras, das décadas de 1940 a 1990, passeiam por gêneros como drama, thriller, comédia, ficção científica e documentário. A partir da seleção, o público poderá revisitar momentos em que o cinema voltou suas câmeras para os sobreviventes, as cidades em ruínas e a difícil reconstrução de mundos despedaçados.
Entre documentários e ficções, histórias de dor e superação buscam compreender o passado, os ecos da destruição e a existência do conflito. Como destaque, está o emblemático ‘Black Rain- A Coragem de uma Raça’ (1989), filme japonês de Shōhei Imamura, que retrata as marcas deixadas pela bomba de Hiroshima a partir de Yasuko, jovem atingida pela chuva negra radioativa. O filme revela tanto os efeitos da radiação ao longo dos anos quanto a exclusão social vivida pelos sobreviventes.
Além de títulos do Japão, a mostra conta com produções de países como Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Líbano, Reino Unido e União Soviética. Entre eles, longas-metragens reconhecidos da sétima arte, como ‘Alemanha, Ano Zero’ (1948), de Roberto Rossellini, ‘A Infância de Ivan’ (1962), de Andrei Tarkovski e ‘Os Melhores Anos de Nossas Vidas’ (1946), de William Wyler.
A programação completa da mostra ‘1945: 80 anos depois’ pode ser conferida no site da Fundação Clóvis Salgado. A entrada é gratuita e 50% dos ingressos estarão disponíveis, de forma on-line, a partir de meio-dia do dia das sessões, no site da Eventim. O restante dos ingressos será distribuído presencialmente na bilheteria do Cine Humberto Mauro, meia hora antes de cada exibição, mediante a apresentação de documento com foto.
Anota aí! Palácio das Artes Classificação etária: Livre Data: 30/09/2025 Local: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte Entrada: Gratuita
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Fotos: Internet Fonte: Bhaz