Inventário de bens culturais de Nova Lima
Prefeitura atualiza fichas de inventário de bens culturais
Por Nova Lima
14 de Janeiro de 2025 às 08:52
A Prefeitura de Nova Lima promove a atualização das fichas de inventário de imóveis que possuem importância histórica para o município. Aprovada em reunião do Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima, a ação faz parte do Plano de Inventário que está inserido no Programa ICMS Patrimônio Cultural. A finalidade é a preservação e proteção dos bens que são importantes riquezas para o acervo cultural do município.
O processo envolve identificação, registro e catalogação do bem cultural. Todo trabalho auxilia no planejamento e gestão de políticas públicas de preservação do patrimônio. Os bens podem ser de natureza material e imaterial. O levantamento é fundamental para valorização da memória e transmissão da história para as gerações futuras. Receberam atualização das fichas imóveis de grande valor arquitetônico, localizados no Corredor Art Déco. Também foi inventariada a Guarda de Marujo e Congado de Nossa Senhora Aparecida, um bem imaterial de valor afetivo, histórico e cultural para a comunidade nova-limense.
Lista de Inventário 2024 - Fichas de bens atualizados
Praça Coronel Aristides, 11;
Praça Coronel Aristides, 27 e 33;
Praça Coronel Aristides, 39 e 43;
Praça Coronel Aristides, 55;
Rua Santa Cruz, 36;
Rua Santa Cruz, 60;
Rua Santa Cruz, 75;
Rua Santa Cruz, 76;
Rua Santa Cruz, 77 e 83;
Rua Santa Cruz, 89, 97 e 99;
Santa Cruz, 90;
Rua Santa Cruz, 113 e 115;
Rua Santa Cruz, 125;
Santa Cruz, 155;
Rua Santa Cruz, 175;
Rua Santa Cruz, 200;
Rua Santa Cruz, 213 e 215;
Rua Santa Cruz, 216;
Rua Santa Cruz, 232;
Rua Santa Cruz, 235;
Rua Santa Cruz, 241 e 243;
Rua Santa Cruz, 291;
Rua Domingos Rodrigues, 42;
Rua Domingos Rodrigues, 62;
Guarda de Marujo e Congado de Nossa Senhora Aparecida.
O inventário é um dos critérios para que o município receba o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Patrimônio Cultural. A atualização das fichas deve ser informada ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA-MG. A realização do inventário reforça o compromisso da Prefeitura com a proteção e valorização de seu patrimônio histórico e cultural, garantindo a preservação dos bens.