Notícias→Colunistas→Coluna da Raposa com Ricardo Antunes - 08/05/2025 - NL SPORTS
Coluna da Raposa com Ricardo Antunes - 08/05/2025 - NL SPORTS
Raposa fica pelo caminho. Time mesclado. Jardim perfeito? Leia mais na coluna do Cruzeiro.
Por Nova Lima FM
08 de Maio de 2025 às 23:20
Ficando pelo caminho.
Quarta feira o Cruzeiro finalmente deu adeus à Sul-Americana. Não digo finalmente porque eu queria que isso acontecesse, mas porque depois de 3 jogos sem vencer, sem marcar um único ponto e com 2 times do grupo com 9 pontos cada, a coisa não ia nada bem.
E jogando com um time praticamente reserva, ficou bem mais difícil, mas Jardim acertou em usar essa estratégia. O Cruzeiro até pouco tempo, era piada nacional, cheio de contratações caras e com uma performance de time de várzea, só olhar a campanha na própria Sul-Americana. Então, o técnico que, com muita sinceridade, já expôs a total desorganização que encontrou, com contratações mal feitas, atletas com falta de preparo e, principalmente, um ambiente pesado e dividido, mas, com muito trabalho, conseguiu montar um time para performar o necessário para se recuperar no Campeonato Brasileiro e, de quebra, uma vitória na primeira partida da Copa do Brasil.
E sendo coerente, ele, que sempre disse que se está no elenco tem que jogar, escalou vários jogadores da reserva, alguns até da tão cobrada base. E qual seria o melhor momento para fazer isso que em uma competição em que o time teoricamente está mais fora que dentro? Porque arriscar cansar ou lesionar jogadores que finalmente começaram a performar no Brasileirão, e aí ser obrigado a colocar no lugar esses reservas que não conseguiram se destacar contra o Mushuc Runa? Tomar decisões baseadas em algo concreto é muito solitário. Defender suas ações que foram baseadas em observação e análise é bem diferente de tomar decisões tomando como base somente “o que os outros vão achar?”, “será que vão gostar disso?”.
Não acho Jardim perfeito ou posso falar que já sou fã de seu trabalho. Ainda não. Nesse jogo por exemplo, acho que Dinenno desde o início do jogo poderia ser uma opção muito mais efetiva que Lautaro que, apesar de ter feito o gol, ainda não apresentou nada que justifique sua contratação. Mas será que o técnico não o colocou justamente para testar o que Lautaro pode render, o que ele tem a oferecer? Se foi, o jogo era exatamente esse. Não em uma partida valendo 3 pontos no Brasileirão ou classificação na Copa do Brasil.
Muitos estão pegando frases soltas de sua entrevista e distorcendo o que ele disse após a partida, mas quem foi na fonte e viu a sua entrevista pós-jogo entendeu o que ele quis dizer. O Cruzeiro não foi desclassificado ontem, o Cruzeiro não tem um elenco para 3 competições, o Cruzeiro está em reconstrução. E quem está à frente dessa reconstrução é o Leonardo Jardim.
Essa última afirmação é minha, e baseada simplesmente em como o time está agora e como estava antes de sua chegada. Jardim não deixou pelo caminho a Sul-Americana, ele deixou pelo caminho um Dudu que só veio para o Cruzeiro pelo dinheiro, ele deixou pelo caminho um ambiente onde sobrava vaidade e faltava futebol e o mais importante, colocou o Cruzeiro novamente no caminho das vitórias.
Por Ricardo Antunes Colunista do Cruzeiro na Nova Lima FM #cruzeirosempre.