Notícias→Política→Condenação de Bolsonaro a 27 anos terá resposta dos EUA, afirma secretário Marco Rubio
Condenação de Bolsonaro a 27 anos terá resposta dos EUA, afirma secretário Marco Rubio
Declarações de Rubio e Trump aumentam tensão diplomática após sentença do ex-presidente
Por Nova Lima FM
16 de Setembro de 2025 às 16:00
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que a Casa Branca deve anunciar em breve medidas em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O chefe da diplomacia americana deu a declaração em entrevista à Fox News, nesta segunda-feira, 15.
Rubio foi questionado sobre a decisão da Corte, que fixou pena de 27 anos de prisão a Bolsonaro por conspirar em uma tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o julgamento reflete um cenário de “deterioração do Estado de Direito” no Brasil.
“O Estado de Direito está se deteriorando. Há juízes ativistas, um em especial, que não apenas perseguiu Bolsonaro, mas buscou impor decisões extraterritoriais contra cidadãos americanos, chegando até a ameaçar ir além disso”, afirmou Rubio.
Sem citar diretamente, essa referência teve como alvo o ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável por inquéritos que atingiram apoiadores do ex-presidente.
De acordo com o secretário, os EUA já avaliam medidas adicionais.
“Haverá uma resposta. Na próxima semana devemos anunciar quais passos serão tomados. O julgamento é mais um capítulo de uma campanha crescente de opressão judicial, que já tentou atingir empresas e atindivíduos nos Estados Unidos”, declarou.
Entre as opções em análise em Washington estão a cassação de vistos, a inclusão de Viviane Barci, mulher de Moraes, na lista de sanções financeiras da Lei Magnitsky, que pune violações de direitos humanos, além da possibilidade de rever exceções tarifárias concedidas a cerca de 700 produtos brasileiros na sobretaxa de 50%.
Na semana passada, Rubio já havia classificado a decisão do STF como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Foto: Redes Sociais Fonte: https://veja.abril.com.br/ - Por Ernesto Neves