Notícias→Esportes→Cruzeiro terá desafio extra na noite desta segunda-feira diante do Bahia
Cruzeiro terá desafio extra na noite desta segunda-feira diante do Bahia
Última vitória cruzeirense na capital baiana aconteceu em 20 de abril de 2014
Por Nova Lima FM
15 de Setembro de 2025 às 15:37
O Cruzeiro terá desafio extra na noite desta segunda-feira (15), quando encara o Bahia, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 23ª rodada do Brasileirão. Além da força do adversário, a Raposa carrega um tabu incômodo: não vence o Tricolor em Salvador há 11 anos.
A última vitória cruzeirense na capital baiana aconteceu em 20 de abril de 2014, quando a equipe de Marcelo Oliveira bateu o Bahia por 2 a 1, durante a campanha que resultou no bicampeonato brasileiro. Na ocasião, Nilton e Marcelo Moreno marcaram para os visitantes, enquanto Talisca, de pênalti, descontou para o time treinado por Marquinhos Santos.
Desde aquele duelo, Bahia e Cruzeiro se enfrentaram 14 vezes, sendo seis na Fonte Nova, com três vitórias tricolores e três empates. No retrospecto geral do confronto, em 60 partidas disputadas, a Raposa soma 32 triunfos, contra 14 do Esquadrão e 14 empates. Em Salvador, a vantagem é do Bahia: em 27 jogos, são 12 vitórias do time da casa, seis empates e nove vitórias mineiras. Já em Belo Horizonte, o domínio celeste é amplo: 23 vitórias em 33 jogos.
Apesar do jejum na Fonte Nova, o Cruzeiro não perde para o Bahia há um ano. Nos dois últimos confrontos, empatou em 1 a 1 no returno do Brasileirão 2024 e venceu por 3 a 0, em Belo Horizonte, no primeiro turno da atual edição — resultado que marcou a arrancada da equipe sob o comando de Leonardo Jardim.
Para o jogo desta segunda, a Raposa não poderá contar com os lesionados Fagner e João Marcelo, mas terá seus principais jogadores à disposição. Do outro lado, o Bahia segue desfalcado: Tiago, Caio Alexandre, Erick, Kanu, Ruan Pablo, Erick Pulga e Ademir estão fora. O duelo tem horário marcado para às 20h (horário de Brasília).
Ao todo, foram disputados 33 jogos entre Bahia e Cruzeiro, com 14 triunfos do Esquadrão, 14 empates e 32 vitórias da Raposa. No último encontro, vitória do Cruzeiro por 3 a 0, já neste Brasileirão.
Prováveis escalações de Bahia e Cruzeiro
Bahia: Ronaldo (João Paulo); Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky, Cauly (Rodrigo Nestor) e Willian José.
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge (Gabigol).
Cruzeiro aposta na força para vencer fora de casa Mesmo jogando em Salvador, o Cruzeiro chega motivado para enfrentar o Bahia e tem condições de conquistar um resultado positivo.
A equipe mineira, apesar das oscilações recentes, continua brigando na parte de cima da tabela e vem mostrando força nos momentos decisivos. Kaio Jorge vive a melhor fase da carreira e lidera o setor ofensivo, enquanto Matheus Pereira organiza as ações no meio.
O histórico recente fora de casa mostra uma equipe competitiva, que consegue se impor mesmo em estádios hostis.
O Bahia, embora seja consistente como mandante, tem alternado bons e maus desempenhos diante de rivais diretos. Assim, a Raposa pode explorar sua eficiência ofensiva e buscar uma vitória importante.
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP); Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC); Quarto árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (SP); VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Esportes Foto: Redes Sociais