Notícias→Política→Como funcionará a CPMI que investiga fraudes no INSS?
Como funcionará a CPMI que investiga fraudes no INSS?
Presidente da comissão, explicou que apuração de descontos indevidos em benefícios de aposentados abrangerá os governos de Dilma, Temer, Bolsonaro e de Lula.
Por Nova Lima FM
25 de Agosto de 2025 às 11:12
O presidente da recém-instalada CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou em entrevista nesta segunda-feira (25) que a investigação sobre fraudes em empréstimos consignados de aposentados e pensionistas irá retroagir até o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo Viana, a apuração abrangerá também os governos de Michel Temer, Jair Bolsonaro e o atual, de Luiz Inácio Lula da Silva.
O senador prometeu uma investigação técnica, sem viés político, e garantiu que a comissão não irá “blindar ninguém”. Ele detalhou que os trabalhos terão duas frentes principais: os descontos irregulares feitos por sindicatos e associações e as fraudes em empréstimos consignados sem autorização. “É um absurdo que o Congresso Nacional em algum momento tenha flertado em blindar toda essa investigação. É nosso papel (…) zelarmos pelo bem público”, declarou. Para agilizar o processo, a CPMI pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) o compartilhamento de inquéritos já existentes sobre o tema. “Nós queremos saber quem está por trás de tudo isso, onde foi parar esse dinheiro”, finalizou o presidente da comissão.
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Foto: Redes Sociais