Notícias→Política→Quaest: 55% dos brasileiros acham justa prisão domiciliar de Bolsonaro.
Quaest: 55% dos brasileiros acham justa prisão domiciliar de Bolsonaro.
Nova etapa dos levantamento questionou brasileiros sobre eventos relacionados à trama golpista.
Por Nova Lima FM
25 de Agosto de 2025 às 12:17
Os novos dados divulgados da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta segunda-feira (25) indicam que 55% dos brasileiros consideram justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 39% acreditam que a situação é injusta — 6% disseram não saber ou não responderam. Nos últimos dias, o instituto divulgou os índices de aprovação do governo Lula, cenários de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais e a corrida pelo Palácio Piratini.
A Quaest também aponta que 52% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro participou de um plano de tentativa de golpe Estado, enquanto 36% acreditam que ele não teve participação. Outros 10% disseram não saber ou não responderam e 2% disseram, de forma espontânea, que não houve tentativa de golpe.
Na divisão por espectro política, 84% dos entrevistados que se declaram eleitores de esquerda e do presidente Lula afirmaram que Bolsonaro participou da tentativa de golpe. O percentual sobe para 90% entre os eleitores de esquerda não lulista.
Na outra ponta, 84% dos bolsonaristas e 72% dos eleitores de direita não bolsonaristas dizem que ele não teve participação. O fator determinante da pesquisa são os eleitores que dizem não ter posicionamento, categoria em que 58% dos entrevistados disseram que ele teve participação.
A pesquisa ainda indica que 57% dos entrevistados que Bolsonaro quis provocar o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ao participar da chamada de vídeo que levou à prisão domiciliar, enquanto 30% acham que Bolsonaro não havia compreendido bem as regras impostas e acabou errando.
De acordo com o levantamento, 84% dos entrevistados já sabiam que Bolsonaro estava em prisão domiciliar quando foram entrevistados, o que indica amplo conhecimento do fato.
Contratada pela Genial Investimentos, a Quaest ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade das estimativas é de 95%.
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Foto: Redes Sociais