Notícias→Tecnologia→Golpe rouba dados do cartão em pagamentos por aproximação; saiba como se proteger
Golpe rouba dados do cartão em pagamentos por aproximação; saiba como se proteger
O chamado golpe do toque fantasma frauda o cartão de crédito ou débito para permitir a realização de compras pela internet
Por Nova Lima FM
22 de Setembro de 2025 às 10:25
A empresa de segurança cibernética Kaspersky alertou para mais uma estratégia utilizada para a prática de crimes virtuais. O chamado golpe do toque fantasma pode roubar dados de cartões usados em pagamentos por aproximação.
O objetivo dos criminosos é fraudar o cartão de crédito ou débito para realizar compras pela internet. A tática tem origem na Ásia, mas já foi identificada em toda a América Latina, inclusive com alguns casos no Brasil.
Como funciona a fraude A ação dos criminosos começa com uma ligação para a vítima. Fingindo serem representantes de bancos ou de operadoras de cartão de crédito, os golpistas informam que é necessário validar os dados do cartão e que, para isso, basta baixar um aplicativo no celular. Para “facilitar”, eles enviam o app por SMS, WhatsApp ou e-mail. Ao baixar o aplicativo, o cidadão é orientado a aproximar o seu cartão ao celular para validar os dados. É neste momento que ocorre o roubo do código gerado por NFC, um token temporário que dura de 20 a 30 segundos. Há casos em que o falso programa pede, inclusive, a senha de pagamentos do usuário.
Com as informações do cartão, os golpistas começam a fazer pagamentos, compras e transferências em nome da vítima em uma máquina de pagamento. Normalmente são várias transações de pequeno valor, mas, em caso de rouba da senha, as movimentações podem ser maiores. As informações são da Folha de São Paulo.
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Foto: Redes Sociais Fonte: Olhar Digital