Notícias→Tecnologia→NASA seleciona astronautas “totalmente americanos” para a Lua e Marte
NASA seleciona astronautas “totalmente americanos” para a Lua e Marte
Grupo passará por dois anos de treinamento antes de se tornar elegível para voos da missão Artemis e na órbita baixa da Terra
Por Nova Lima FM
23 de Setembro de 2025 às 14:15
Após um processo seletivo com mais de 8.000 pessoas de todos os Estados Unidos, a NASA apresentou os 10 novos candidatos a astronautas da agência. Agora, o grupo passará por dois anos de treinamento antes de se tornar elegível para explorações na órbita baixa da Terra, na Lua, por meio da missão Artemis, e em Marte.
“Os 10 homens e mulheres aqui sentados hoje personificam a verdade de que, nos Estados Unidos, independentemente de onde você comece, não há limites para o que um sonhador determinado pode alcançar – até mesmo ir ao espaço”, disse o administrador interino da NASA, Sean Duffy. “Juntos, vamos destrancar a Era de Ouro da exploração.”
Os selecionados vão receber treinamento em robótica, sobrevivência em terra e água, geologia, línguas estrangeiras, medicina e fisiologia espacial, além de conduzir caminhadas espaciais simuladas e pilotar jatos de alto desempenho. Após a formatura, eles se juntarão aos astronautas ativos da agência que, atualmente, estão conduzindo pesquisas científicas a bordo da Estação Espacial Internacional. “Hoje, nossa missão nos impulsiona ainda mais longe, enquanto nos preparamos para o próximo salto gigante com a mais nova turma de candidatos a astronautas da NASA”, disse Vanessa Wyche, diretora da NASA Johnson. “Representando os melhores e mais brilhantes dos Estados Unidos, esta turma de candidatos a astronautas inaugurará a Era de Ouro da inovação e da exploração, à medida que avançamos rumo à Lua e a Marte.”
No comunicado divulgado à imprensa, a NASA destacou que os novos candidatos são “totalmente americanos” — reforçando o lema da gestão atual de Donald Trump (Make America Great Again). O presidente americano, aliás, tem autorizado uma série de cortes na agência espacial, a maioria deles considerados arbitrários pelos próprios funcionários. Abaixo, conheça os 10 candidatos recém-selecionados.
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Foto: Redes Sociais Fonte: Olhar Digital