Promoções
Notícias
Notícias
Coluna do AtléticoColuna do CruzeiroColuna do Villa NovaCulturaEconomiaEsportesNova Lima NewsPolíticaPrevisão do TempoSaúdeShows e EventosTecnologiaÚltimas Notícias
ProgramaçãoAnuncie
23:45
AO VIVO
Nova Lima FM - Estilo em sintonia com você
Notícias
Notícias→Últimas Notícias→Chuva de meteoros será visível no Brasil nesta terça-feira (21); saiba como assistir
Imagem: Carlos Fernandes / Getty imagens

Chuva de meteoros será visível no Brasil nesta terça-feira (21); saiba como assistir

Fenômeno é conhecido por fragmentos rápidos, brilhantes e frequentemente com trilhas luminosas persistentes no céu

Por Nova Lima FM
21 de Outubro de 2025 às 09:50

A chuva de meteoros Oriônidas promete ser um espetáculo no céu na noite de 21 de outubro, quando o fenômeno deve atingir seu pico de intensidade, com a passagem de cerca de 20 meteoros por hora.

O evento, visível a olho nu, ocorre todos os anos quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley. Ao entrar na atmosfera terrestre, as partículas de poeira e gelo queimam e produzem rastros luminosos que encantam observadores em todo o mundo.

Segundo informações da Nasa, o período de atividade das Oriônidas vai até 22 de novembro, mas a melhor noite para observação será no dia 21 de outubro, entre meia-noite e 2h da manhã.

O destaque é que o fenômeno coincide com a Lua Nova de outubro, o que significa um céu mais escuro e sem interferência luminosa — condição ideal para apreciar os meteoros em sua plenitude.

Os meteoros parecem surgir da direção da constelação de Órion, mas podem ser vistos em qualquer ponto do céu. No hemisfério Sul, o ideal é olhar para o nordeste, em locais afastados de centros urbanos e com pouca poluição luminosa.



Também é recomendado que o observador se acomode confortavelmente, evite o uso de lanternas e deixe os olhos se acostumarem à escuridão por cerca de 20 a 30 minutos.
Brasil: onde assistir a chuva de meteoros

No Brasil, a chuva de meteoros será visível em todo o território nacional, mas as melhores condições estão em áreas mais afastadas e de céu limpo. Locais como a Chapada Diamantina (Bahia), o Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), a Serra do Cipó e o interior de Minas Gerais, além da Serra Catarinense (Urubici e São Joaquim) e regiões rurais do Piauí, estão entre os destinos ideais para a observação.

Nessas áreas, a baixa luminosidade e o horizonte aberto permitem uma visão ampla e clara do fenômeno. Mesmo em cidades, ainda será possível ver parte do espetáculo, principalmente em parques, praias e mirantes mais afastados.

O segredo é procurar o ponto mais escuro possível e ter paciência: os meteoros podem surgir em intervalos irregulares, mas a experiência tende a ser recompensadora.

A chuva de meteoros Oriônidas é considerada uma das mais belas do calendário astronômico. Além do espetáculo visual, ela carrega um simbolismo especial por estar diretamente ligada ao lendário cometa Halley, cuja última passagem visível da Terra ocorreu em 1986.

Por Redação da NOVA LIMA FM
Departamento de Jornalismo 
Fotos: Redes Sociais
Fonte: Metrópoles

Veja mais

Coluna do Atlético
1.
Coluna do Atlético com Cristiano Batista - 14/10/2025 - NL SPORTS
Coluna do Villa Nova
2.
Coluna do Villa Nova com Zé Raimundo - 23/10/2025 - NL SPORTS
Esportes
3.
CBF anuncia adversários africanos para Data Fifa de novembro
Esportes
4.
Com gol de Dudu, Atlético arranca empate do Del Valle na Sul-Americana
Economia
5.
Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda
© 2025, Nova Lima FM.
Todos os direitos reservados.
Alameda do Ingá, 840, Vale do Sereno, Nova Lima - MG, 34006042
(31) 99293-9293novalimafm@gmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoConteúdosPromoçõesMais
AO VIVO
Nova Lima FM - Estilo em sintonia com você
AO VIVO
Nova Lima FM - Estilo em sintonia com você