Galo vence pela primeira vez na temporada e tem semana decisiva no estadual.
Por Nova Lima
03 de Fevereiro de 2025 às 09:56
Uma vitória importante
Um dos clássicos mais antigos do nosso estado, aconteceu na cidade do ouro. O Villa Nova recebeu o Atlético em sua casa, ,porém ambos com a “corda no pescoço”. O Galo até o iniciar dos trabalhos , era lanterna do grupo A e o Leão vinha de um jogo difícil contra a equipe do Athletic em São João Del Rey, onde sofreu uma elástica goleada por 6x1 na última quarta feira (29/01).
A cidade estava em festa, pois todos queriam ver de perto estrelas como Hulk, Arana e Bernard.
O aquecimento começou cedo na cidade, nos bares ao redor do estádio era possível ver a festa que a torcida tanto a do Leão, quanto a do Galo faziam. Os atleticanos com a esperança pela primeira vitória na competição, já o Leão, com a mudança no comando técnico, o treinador Eugênio Silva queria firmar-se na competição.
Enfim, casa lotada, torcedores do Galo e do Leão aguardando o apito do arbitro Vinicius Gomes do Amaral que deu início a mais um clássico centenário.
O primeiro tempo
Era nítido o posicionamento do Villa, um time que nos primeiros minutos seria uma equipe recuada, também era nítido que o Atlético viria pra ser protagonista e ter a maior posse de bola. Porém, o Villa em muitas jogadas foi audacioso e propôs bastante o jogo, Rodrigo Gaya foi destaque pelo Leão, por sua entrega e boas jogadas no meio campo.
Já o Atlético, que tinha no plantel todos os atletas do seu elenco titular encontrava dificuldades, contava muito com jogadas individuais de Hulk e Junior Santos. Um primeiro tempo que não enchia os olhos dos torcedores.
O segundo tempo
Mas veio o segundo tempo, e com ele uma postura diferente, o esquema usado no primeiro tempo com o setor defensivo e o meio campo mais povoado, deu lugar ao famoso “4-3-3, estilo de jogo que pressiona mais no ataque fazendo dele sua primeira linha de defesa mais próximo do gol adversário.
Esse estilo de jogo muito usado por Cuca, surtiu efeito, e logo nos primeiros minutos do segundo tempo, em uma jogada que começa na esquerda com o lateral Arana próximo à área, Hulk faz o corta luz e se apresenta, Scarpa faz o passe por elevação tirando da zaga, então o incrível Hulk bate em diagonal tirando do goleiro Geaze, e faz o momento maior do futebol, o gol que ao final da partida deu a vitória ao Galo.
Mas o jogo ainda ficou muito aberto com chances para os dois lados. Bernard entra em campo no lugar de Gabriel Menino e Junior Santos dá lugar ao estreante da tarde Cuello, que ainda fora de ritmo realizou algumas ações ofensivas pela ponta direita, mostrando que brigará por titularidade nesse elenco.
O Atlético ainda tomou um susto em uma jogada do Villa pelo meio, o jogador Fernando Neto saiu cara a cara com o goleiro Everson e bateu no canto, e de uma forma elástica o goleiro alvinegro defendeu uma bola que para muitos sairia o gol do Leão.
Ao findar os 4 minutos de acréscimos dados, o Atlético comemorou sua primeira vitória no ano, mostrando que ainda está forte, como Galo vingador, na briga pela classificação as fases finais do campeonato mineiro.
O Ídolo Hulk
O autor do gol da partida, o senhor Givanildo, é ídolo dentro das 4 linhas e fora delas. Ao finalizar a partida, o campo foi invadido por alguns torcedores, tanto do Atlético quanto do Villa Nova, que tinham um objetivo, tirar uma foto com o ídolo máximo alvinegro.
O Hulk com toda sua simpatia, atendeu aos fãs e tirou vária fotos, e ainda jogou sua camisa pelo lado da torcida do Villa. Isso mostra a grandeza desse jogador.
Situação no mineiro
Com o final da 5ª rodada do campeonato mineiro e a vitória, o Atlético subiu uma posição no seu grupo que conta com o líder isolado Betim, Tombense e Uberlândia. Com o resultado o Galo se iguala em pontos com a equipe do Tombense, porém no quesito vitórias o Galão tem apenas uma e a equipe de Tombos duas.
Restam 3 jogos nessa fase e não serão jogos fáceis, o primeiro confronto será contra a equipe do Athletic no Mineirão às 21:30hs na próxima Terça Feira (04/02). O Atlético nesses três jogos, não pode nem pensar em perder, dependendo soment de si, para uma classificação confortável.
Após o jogo contra o Athletic, o Galo tem um clássico no domingo dia 09/02 contra o Cruzeiro no Mineirão, com mando do time celeste. O Galo fecha a primeira fase contra a equipe do Itabirito, também no Mineirão, na quarta feira dia 12/02.
Caso Alisson
Um assunto que veio a tona por estes dias foi uma proposta do futebol Inglês pelo atacante cria da base atleticana Alisson. As cifras giram em torno de 12 milhões de euros, cerca de 72 milhões de reais. A proposta a princípio não agradou ao Atlético que recusou, mas o “x” da questão vem agora.
O empresário do atleta não gostou que o o Galo recusou a proposta alegando que o atleta tem poucas participações em jogos. Alisson está servindo a seleção sub-20 em um torneio sul-americano.
O técnico Cuca quando foi questionado sobre o assunto, não quis entrar em detalhes, mas disse que se não for interessante ao Atlético o clube está correto em não negociar.
Paulo Bracks também foi questionado sobre a possível proposta, e disse que o Atlético recebeu a proposta, porém realizou uma contra proposta que não fora respondida, e que também não teria tempo hábil para finaliza-la. Bracks disse também que o Galo pode negociar seus jogadores sim, desde que os valores sejam compatível com os anseios do Galo.
Por Patrick Santos Colunista do Galo na Nova Lima FM