Notícias→Últimas Notícias→Lagoa da Pampulha terá passeios de barco gratuitos a partir de dezembro
Imagem: Divulgação/PBH
Lagoa da Pampulha terá passeios de barco gratuitos a partir de dezembro
O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Damião neste domingo (5)
Por Nova Lima FM
06 de Outubro de 2025 às 08:25
A Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, voltará a receber passeios de barco turísticos a partir de dezembro deste ano. O anúncio foi feito neste domingo (5) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), durante a assinatura de um Termo de Cooperação com a Federação Mineira de Vela (FMVela).
A iniciativa marca o retorno da navegabilidade da Lagoa e integra as comemorações dos 128 anos da capital mineira. O projeto-piloto terá duração de três meses, com catamarãs para até 30 passageiros, oferecendo ampla visibilidade da paisagem e dos monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Passeios gratuitos e duração de uma hora Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os passeios ocorrerão de quinta-feira a domingo, com três saídas diárias entre 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos durante o período de teste e disponibilizados em site próprio, ainda a ser divulgado. O píer de embarque será definido nas próximas semanas.
“Trabalhamos durante todo o ano para alcançar este momento. Hoje, anunciamos oficialmente que a nossa Lagoa é navegável. Em dezembro, o barco estará aqui para celebrar o aniversário de BH”, afirmou o prefeito Álvaro Damião.
Cada passeio terá duração média de uma hora, incluindo embarque, navegação e desembarque. As embarcações contarão com banheiro, água potável e sistema de som. Período de teste e planos futuros Durante o projeto-piloto, a PBH arcará com todos os custos, como locação dos barcos e contratação de marinheiros. Segundo o prefeito, o objetivo é testar aspectos técnicos e logísticos da operação antes da abertura definitiva ao público.
“Será um período de aprendizado e ajustes. Estamos cuidando de todos os trâmites legais e preparando tudo para o início das operações”, explicou Damião.
Após o período gratuito, os passeios passarão a ser cobrados, com valores diferenciados para moradores de Belo Horizonte, que terão taxa reduzida, a exemplo de outras capitais turísticas do país.
“O belo-horizontino será privilegiado nas taxas. A ideia é garantir o acesso da população e, ao mesmo tempo, manter a sustentabilidade da Lagoa”, destacou o prefeito.
O retorno da navegação na Pampulha simboliza um novo marco no turismo e no lazer da capital mineira, reforçando o valor histórico e ambiental do espaço.
Por Redação da NOVA LIMA FM Departamento de Jornalismo Fotos – Divulgação/PBH Fonte: Redação Por Dentro de Minas