Coluna do Cruzeiro com Ricardo Antunes - NL SPORTS - 31/07/2025
A hora da verdade. Contratações? Renovação na forma de jogar. Leia mais na coluna do Cruzeiro com Ricardo Antunes.
Por Nova Lima FM
31 de Julho de 2025 às 14:30
A hora da verdade
Ontem tivemos mais um jogo, dessa vez pela Copa do Brasil, onde apesar de não exatamente jogar mal, o Cruzeiro não conseguiu vencer. Contra o CRB a Raposa atacou, defendeu, teve posse de bola, mas não conseguiu marcar, não conseguiu ser efetiva. Muito cedo para dizer que o time chegou ao máximo do que pode performar e que agora o rendimento iria cair naturalmente.
Até porque não estamos em final de temporada e o time teve uma pausa de 30 dias recentemente. Mas, como eu já dizia aqui e nas minhas participações no NL Sports da Nova Lima FM, com o retorno após a pausa para a Copa do mundo de clubes, viria também uma maratona de jogos, para compensar os dias parados. Não é certo, não é justo, está longe de ser o ideal para se apresentar um bom futebol, mas é a realidade do futebol brasileiro. Então resta ao Cruzeiro administrar isso da melhor forma possível, e minimizar os danos. Jardim me parece muito consciente desse momento, e de sua responsabilidade nisso, e apesar de eu ainda achar que ele tem sido muito comedido em suas mudanças na formação do time, demorando para substituir jogadores e esquemas durante os jogos, admito que acredito que ele está fazendo o que pode.
E em sua coletiva após o jogo foi novamente muito franco e, como sempre, sem desfazer de nenhum jogador do elenco deu a entender que ainda precisa de reforços, que precisa de alguém diferenciado. E eu venho batendo nessa tecla já há algum tempo, o Cruzeiro chegou ao topo do que esse elenco permite apresentar, e não é pouca coisa, já que estamos no G4. Mas hoje em dia, Jardim não é mais um desconhecido dos outros técnicos, Kaio Jorge não é mais uma surpresa para os defensores dos outros times, então demanda uma mudança para continuar a evolução do time e a manutenção no topo da tabela.
Ainda não contratamos ninguém, acredito que a diretoria está tentando, e espero que a demora tenha a ver com não querer trazer um jogador somente para compor, e sim um que faça a diferença que Jardim precisa. Por outro lado, o técnico tem que, dentro do que o elenco lhe oferece, tentar surpreender, tentar inovar, principalmente na parte final do ataque, que na minha opinião se tornou meio previsível e burocrático.
Não sou técnico e não faço parte da turma que acha que ver jogos permite saber treinar um time, mas ao mesmo tempo, como ele mesmo disse ontem, vejo o jogo, formo minha opinião e, em cima disso, acho que o caminho de volta aos bons resultados passa mais por uma renovação na forma de jogar e na utilização de mais peças do elenco, que em contratações bombásticas. Já sabemos do cansaço físico devido ao excesso de jogos, já sabemos que uma virose está afetando o desempenho dos atletas, cabe agora ao técnico saber como, mesmo com todos esses problemas, sua equipe vai continuar apresentando o futebol que apresentava até pouco tempo atrás. E precisamos dessa resposta rápido.
Domingo temos um jogo importante e difícil com o Botafogo fora de casa, e na quinta o jogo de volta contra o CRB pela Copa do Brasil, na casa do adversário. Como eu disse, a volta seria uma maratona que só pode ser vencida mantendo um ritmo firme e constante ou perigamos ficar pelo caminho.
Por Ricardo Antunes Colunista do Cruzeiro na Nova Lima FM #cruzeirosempre.